Cirurgia de Próstata a Laser (HoLEP)

O que é a cirurgia de próstata a laser (HoLEP)?

A técnica de Laser da Próstata, conhecida como HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), foi desenvolvida no final dos anos 90 e vem sendo largamente utilizada no mundo, sendo um avanço notável no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Esse procedimento minimamente invasivo, realizado através da uretra. Por meio do laser é realizada a remoção (enucleação) do tecido da próstata (adenoma) que está aumentado e obstrui o fluxo urinário, aliviando os sintomas incômodos associados à HPB.

A vantagem do HoLEP é sua eficácia em próstatas de qualquer tamanho, baixas taxas de sangramento, pequeno período de internação hospitalar e necessidade de uso de sonda vesical (normalmente menos de 24 horas), recuperação mais rápida e efeitos a longo prazo mais duradouros em comparação com técnicas tradicionais.

 

Quais as vantagens da Cirurgia de Próstata a Laser (HoLEP)?
  1. Precisão e Controle: O laser de Holmium oferece um alto nível de precisão, permitindo aos cirurgiões removerem o tecido obstrutivo prostático de forma controlada, minimizando o risco de danos aos tecidos circundantes.
  2. Adequado para Próstatas de Todos os Tamanhos: Esta técnica é eficaz em próstatas de todos os tamanhos. Isso a torna uma opção versátil para uma ampla gama de pacientes.
  3. Menor Sangramento: O laser coagula os vasos sanguíneos à medida que corta o tecido, resultando em menor sangramento durante o procedimento. Sendo possível realizar em pacientes fazendo uso de medicações como anticoagulantes e antiplaquetários (p. ex: AAS e Clopidogrel)
  4. Recuperação Rápida: Comparada a técnicas cirúrgicas convencionais, a recuperação após o HoLEPé geralmente mais rápida. Os pacientes costumam ficar internados por um período de 24 horas e normalmente recebem alta hospitalar sem necessidade de uso de sonda na bexiga
  5. Técnica duradoura:  De acordo com os estudos, ele se destaca como uma opção cirúrgica mais duradoura devido à remoção mais abrangente do adenoma (tecido obstrutivo) prostático, resultando em uma taxa de reoperação em 10 anos de apenas 0-1%. Por outro lado, a RTU pode apresentar uma taxa de reoperação nesse mesmo período de até 18%.
 
O que acontece com os pacientes que não realizam a cirurgia quando há indicação? 

Os pacientes com indicação cirúrgica para tratamento da hiperplasia prostática que não são submetidos à cirurgia evoluem com piora expressiva dos sintomas urinários, descompensação e deterioração da saúde da bexiga. Isso pode se manifestar com aumento progressivo do resíduo urinário e, consequentemente, com infecção urinária aguda recorrente, além da formação de cálculos na bexiga.

Nos casos severos, o paciente pode evoluir com insuficiência renal e retenção urinária aguda, necessitando de um cateter permanente para conseguir drenar a urina da bexiga.

 
Procedimento Cirúrgico:

Durante a Cirurgia de Próstata a Laser HoLEP, um instrumento portando o laser de Holmium é inserido pela uretra até a próstata. Este laser é então utilizado para criar um plano de dissecção entre o tecido prostático aumentado e a cápsula da próstata. O tecido é então fragmentado em pedaços menores e retirado através de um aparelho chamado Morcelador. Após a remoção completa do tecido obstrutivo, o fluxo urinário é restaurado.

Em suma, a cirurgia de próstata a laser (HoLEP) representa um avanço importante no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna. Sua precisão, eficácia e recuperação mais rápida a tornam uma opção valiosa para homens que buscam alívio dos sintomas urinários causados por uma próstata aumentada. Como em qualquer procedimento médico, é fundamental discutir as opções com um profissional de saúde qualificado para determinar a melhor abordagem para cada paciente.

Comentários

RS34374 RQE Nº: 30632

Consultório

© Copyright  2025 – Todos os direitos reservados ao Dr. Michel Falcão Bredow. Imagens meramente ilustrativas.